Receba descontos exclusivos!


TINTURA DE CALÊNDULA 30ML
Simulador de Frete
- Calcular freteDESCRIÇÃO DO PRODUTO
TINTURA DE CALÊNDULA
A Tintura de Calêndula contem os seguintes princípios ativos: Óleos essenciais (mono e sesquiterpenos), carotenóides (xantinas, calendulina, caroteno, licopeno, etc), flavonóides, ácido oleanóico, saponinas, mucilagens, resinas, princípios amargos, polissacarídeos, ácido salicílico, vitaminas, minerais.
Os Árabes e Indianos, já conheciam as atividades corantes e medicinais da calêndula desde a antiguidade, sendo posteriormente cultivada pelos Gregos, que a utilizavam em seus festejos e até faziam grinaldas para seus heróis, assim como fazem na Índia até os dias de hoje, para coroar suas divindades. Em latim - kalendulae- representa o primeiro dia do calendário romano.
Os romanos a denominavam de solsequium, que significa seguidora do sol, pois ela costuma abrir suas flores com a presença do sol e fechar no entardecer. Suas pétalas secas foram utilizadas para substituir o açafrão como condimento.
Foi muito utilizada durante as guerras (civil norte americana e primeira mundial) como antiinflamatória e anti-séptica em feridas. De acordo com Campos (2000)21 a aplicação de C. officinalis, em feridas, com o intuito de aperfeiçoar o processo de cicatrização, pode ser realizada de maneira tópica através do uso de pomadas e tinturas a base dessa planta, seu principal efeito no processo cicatricial é o de estimular a produção do tecido de granulação.
Dentre os fatores que prejudicam o processo de cicatrização de feridas e lesões, um dos principais é a infecção por bactérias, no que a C. officinalis passa a ser útil no processo cicatricial também pelas suas propriedades antissépticas.
Segundo Castro (2006)23, um estudo sobre as propriedades cicatrizantes da pomada à base de C. officinalis atuando na cicatrização em animais que contenham feridas pós-operatórias complicadas com deiscência de suturas, infecções, necroses tecidual, ressaltando a eficácia do uso da C. officinalis no auxílio do processo de cicatrização.
Nesse sentido Parente (2009)24 reafirma tais benefícios do uso da referida planta e destaca que as ações antissépticas e cicatrizantes da calêndula são atribuídas a sua capacidade de promover a epitelização e regeneração da pele danificada, estimulando a síntese de glicoproteínas, nucleoproteínas e colágeno durante a regeneração dos tecidos.
De acordo com Campos (2000)21 a aplicação de C. officinalis, em feridas, com o intuito de aperfeiçoar o processo de cicatrização, pode ser realizada de maneira tópica através do uso de pomadas e tinturas a base dessa planta, seu principal efeito no processo cicatricial é o de estimular a produção do tecido de granulação.
Dentre os fatores que prejudicam o processo de cicatrização de feridas e lesões, um dos principais é a infecção por bactérias, no que a C. officinalis passa a ser útil porá o processo cicatricial também pelas suas propriedades antissépticas.
Nesse sentido Parente (2009)24 reafirma tais benefícios do uso da referida planta e destaca que as ações antissépticas e cicatrizantes da calêndula são atribuídas a sua capacidade de promover a epitelização e regeneração da pele danificada, estimulando a síntese de glicoproteínas, nucleoproteínas e colágeno durante a regeneração dos tecidos.
BENEFÍCIOS:
A Tintura de calêndula é indicada em processos de cicatrização de feridas, e apresenta resultados tópicos como antialérgica, suavizante, refrescante, anti-inflamatória, anti-séptico.
Código | 365 |
Estoque | 42 |
Categoria | Cicatrizantes |
Marca | Pharmacia Antiga |
Informação adicional | Consulte as informações adicionais como: Especificações, Compisção, Modo de Uso e Observações antes de adquirir e consumir nossos produtos. É importante verificar as orientações para não comprometer sua saúde. |
Tintura de Calêndula 30 ml